Ecossistema para o Bem

Trabalhar meio ambiente com adolescentes é um privilégio, pois é nessa fase da vida que o espírito crítico está em formação. Sabendo disso, o Colégio Ser, por meio de suas disciplinas eletivas, abriu espaço para falarmos da relação entre a sociedade e o meio ambiente. Hoje em dia, nuvens de poeira cobrem cidades, enchentes estão cada dia mais volumosas e o ar está cada vez mais poluído, tudo isso e mais outros eventos têm como principal causa a nossa relação desarmônica com a natureza.

Na disciplina eletiva Ecossistema do Bem, os alunos são instigados a pensar num mundo mais sustentável. A sustentabilidade é o conceito chave dos últimos anos, mas pouco praticado. Não podemos mais aceitar que nossa rua, nosso bairro, nossa cidade sejam tão poluídos! Para onde vai o lixo da nossa casa? De onde vem a água do nosso banho? Por que precisamos economizar energia elétrica? Quem são os principais vilões do nosso Meio Ambiente? Quais são as soluções em casa, na escola e no trabalho que podemos implementar para minimizar esses impactos ambientais? Todas essas perguntas são debatidas durante o curso. Esse roteiro de debates sobre o lugar de vivência tem como objetivo desenvolver AGENTES SUSTENTÁVEIS DO BEM na nossa sociedade.

No âmbito mundial, também discutimos as questões mais polêmicas da atualidade, como: o aquecimento global, as queimadas na Amazônia e no Pantanal, a caça e a mineração ilegal, entre outras ameaças ao equilíbrio global. Entender o Mundo e como ele funciona é de suma importância para que todas aquelas perguntas sobre o nosso dia a dia do parágrafo anterior sejam respondidas.

Atualmente, muitas empresas buscam jovens no mercado de trabalho que possuam esse arcabouço teórico e prático, de saber utilizar o meio ambiente com responsabilidade sem destruí-lo. Também diversos cursos de ensino superior são focados na relação sociedade-natureza. E, principalmente, nossa sociedade precisa cada vez mais de cidadãos conscientes e que busquem a sustentabilidade em todos os passos de suas vidas. Portanto, a clássica Educação Ambiental, que no nosso colégio ganhou o nome de Ecossistema do Bem, se revela uns dos cursos mais importantes para a formação do cidadão do século XXI.

Thiago Gomes Rios
Professor de Geografia