jul

Como as atividades extracurriculares influenciam na aprendizagem?

As atividades extracurriculares ganharam espaço nas escolas nos últimos anos, ajudando os alunos a descobrir e a desenvolver outras capacidades além das já trabalhadas em sala de aula.

O desenvolvimento da criança exige atividades que exercitem não só o corpo, mas a capacidade imaginativa e a socialização, englobando aspectos comportamentais e, assim, contribuindo para o desempenho escolar.

As atividades extracurriculares complementam a formação do aluno em áreas diferenciadas, que contemplam desde aspectos emocionais até criatividade, levando a um desenvolvimento completo, e não apenas em uma área.

As crianças que aprendem diferentes habilidades conseguem se manter mais motivadas e com foco. É sempre importante oferecer atividades que motivem a busca pelo diferente, estimulem a curiosidade e tragam conhecimentos para o aprendizado.

As atividades extracurriculares podem ser de extrema importância para a autoestima, porque proporcionam uma chance maior de aprender e de desenvolver novas competências e habilidades.

Praticar esportes, participar de aulas de dança, teatro e música, por exemplo, estimula o trabalho em equipe e a coletividade, o que é fundamental para despertar a parceria, a comunicação e a criatividade, para ensinar lições de vitória e derrota e para fortalecer um mesmo objetivo entre as crianças. Estimulando o trabalho em equipe, outra vantagem é que o senso de responsabilidade pode ser identificado, consequentemente, os alunos estarão em busca de um objetivo em comum.

Com as atividades extracurriculares, o tempo na escola fica diversificado e mais divertido, fazendo com que os alunos fiquem mais engajados e motivados para aprender.

Ana Paula Domingues Pontes

Professora de Dança Criativa

Integral – Ed. Infantil e Fund. 1

jul

Como as atividades extracurriculares influenciam na aprendizagem?

Ana Paula Domingues Pontes

Professora de Dança Criativa