jun

Aprendizagem Socioemocional

O que é aprendizagem socioemocional? Porque estamos falando tanto sobre isso?

Por que a escola deve desenvolver as habilidades socioemocionais nos alunos?

Muitas empresas contratam seus colaboradores pelo conhecimento técnico, mas demitem pela falta das habilidades socioemocionais.

As escolas se preocupavam muito quanto à formação acadêmica dos alunos, e sim, isso é importante. Mas não podemos deixar de nos preocupar com o desenvolvimento integral dos alunos, para atuarem em um mundo globalizado.

Assim, hoje a escola se preocupa com o seu papel social, na formação de alunos que façam a diferença para um mundo melhor, com mais ética, tolerância, respeito e responsabilidade. Os alunos devem estar preparados para atuar em trabalhos que ainda nem foram criados, resolver problemas atuais e aqueles que ainda não existem, além de interagir com a inovação e tecnologia que ainda surgirão.

A aprendizagem socioemocional é o processo de aquisição das habilidades sociais e emocionais, colabora no desenvolvimento da proatividade, empatia, no equilíbrio das emoções, capacidade de cooperar, fazer e manter relações saudáveis, ter criatividade, desenvolver o pensamento crítico, tomar decisões com responsabilidade e promover a liderança. Além de contribuir nas funções cognitivas de interpretação, reflexão, raciocínio e resolução de problemas, o que determina o sucesso do aluno tanto acadêmico, como pessoal e profissional.

O Colégio Ser já nasceu com essa premissa de desenvolver as competências socioemocionais dos alunos para as exigências do Século XXI. Tornar o aluno protagonista da sua própria vida, na forma de se expressar, apresentar, posicionar e se relacionar, por isso adotamos o Programa Líder em Mim. Atendemos também a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), onde as competências socioemocionais estão presentes nas 10 competências gerais.

Com o programa Líder em Mim, fundamentado em teorias de desenvolvimento humano, por meio da vivência dos 7 hábitos e quebra de paradigmas promovemos a mudança comportamental da equipe, alunos e comunidade. Aprendemos a fazer nossa missão, nosso propósito, a estabelecer metas, acompanhar o desenvolvimento e a mensurar resultados. Aprendemos também a celebrar quando atingimos as metas. Estabelecemos nossos papéis de liderança, elaboramos planos de implementação e analisamos os deltas (pontos a melhorar) para aperfeiçoarmos nosso trabalho e objetivos.

Desde a implantação do programa na nossa escola no início do Colégio Ser, chamamos nossos eventos escolares de eventos de Liderança. Desta forma, relacionamos os conteúdos pedagógicos do currículo e as datas comemorativas com os princípios dos 7 hábitos. Há o envolvimento de toda a comunidade acadêmica e famílias.

Nesse momento que estamos passando, de pandemia, as habilidades socioemocionais tais como criatividade, a colaboração e, principalmente a resiliência, foram fundamentais para superarmos esse cenário. Repensamos a forma de aprendizagem remota, presencial e híbrida. Tanto educadores como alunos e famílias tiveram que se adaptar a esse contexto. E evoluímos muito.

A aprendizagem socioemocional é importante para que possamos sentir que nossa contribuição como instituição de ensino atinja patamares mais profundos e sólidos. Esse é o nosso legado.

Sandra Simões Garcia de Oliveira
Diretora – Colégio Ser

Veja mais fotos:

jun

Aprendizagem Socioemocional

O que é aprendizagem socioemocional? Porque estamos falando tanto sobre isso?

Por que a escola deve desenvolver as habilidades socioemocionais nos alunos?

Sandra Simões Garcia de Oliveira
Diretora – Colégio Ser