Alimentação saudável, atividade física e escola, o combo perfeito!

Alimentar-se de forma saudável, nos dias de hoje, está bem difícil, pois temos a facilidade de encontrar comida pronta em qualquer lugar. Mas a intenção é nos alimentar e nutrir nosso corpo, ou somente saciar a fome na hora?

A alimentação deve ser algo prazeroso, nutritivo e saboroso, sendo assim, o projeto Alimentação Saudável tem como objetivo incentivar os alunos do período Integral do EFAI do Colégio Ser a verem, compreenderem e refletirem sobre a alimentação.

O nosso corpo é uma máquina que precisa de diversos ajustes para um bom funcionamento.

Esses “ajustes” vem da alimentação saudável, do conjunto de sabores, misturas, nutrientes e vitaminas que precisamos consumir diariamente, acompanhados de uma atividade física.

O crescimento de uma criança depende, e muito, de uma alimentação regrada, com fontes de fibras, nutrientes, proteínas, carboidratos, vegetais e frutas por meio de consumo diário.Nesse processo, é importante trabalhar com as cores, elas chamam a atenção e colorem o prato, tornando-o apetitoso visualmente.

Infelizmente, descuidamos-nos e não nos atentamos à nossa alimentação, algo primordial para viver.

Podemos fazer uma analogia entre o corpo humano e um automóvel, pois ambos precisam de manutenções regulares para um bom funcionamento, para que o motor do nosso “corpo-carro” não venha a fundir, e lógico, de combustível, ou melhor, de alimentos para sobrevivermos.

O alimento deve ser preparado e consumido com atenção. A alimentação ingerida de forma muito rápida pode nos ocasionar complicações, tanto na deglutição, quanto na digestão e afetar todo o processo de aproveitamento do alimento pelo nosso corpo.

Outro cuidado essencial com o nosso corpo é a prática de atividade física, componente fundamental para a manutenção do bem estar. Durante a atividade física, o nosso corpo necessita de energia para se movimentar e ela é fornecida pelos alimentos que consumimos.

É importante selecionarmos os alimentos antes e após as atividades físicas, pois a alimentação deve ser leve e nutritiva garantindo um melhor desempenho, atingindo assim o objetivo buscado.

Se pensarmos que as crianças passam boa parte do seu tempo na escola, nada melhor do que o âmbito escolar para inserirmos essas e outras práticas saudáveis, de boa alimentação e atividade física regular, afinal, estar com o corpo saudável é fundamental para manter uma mente ativa.

Embarque nessa conosco!

Adélia Taglione Sedky
Educadora – Integral EFAI

José Vinícius Aldá Bonfim
Professor de Ed. Física e Judô – EFAI e Integral.

Alimentação saudável, atividade física e escola, o combo perfeito!

Embarque nessa conosco!

Adélia Taglione Sedky
Educadora – Integral EFAI

José Vinícius Aldá Bonfim
Professor de Ed. Física e Judô – EFAI e Integral.