A importância de se aprender inglês na primeira infância

Com a popularização do Ensino bilíngue no Brasil, temos presenciado também o aumento do número de pais que procuram as escolas em busca de um currículo cada vez mais arrojado, completo e que proporcione o aprendizado do Inglês desde a primeira infância.

Sempre muito interessadas, as famílias se mostram dispostas a investir nessa tendência educacional que chegou para ficar, mas ainda costumam apresentar algumas dúvidas, entre elas, a mais comum: “Haveria mesmo a necessidade de aprender Inglês na primeira infância? Qual seria a diferença de colocar o filho para aprender Inglês agora ou depois que estiver mais velho?”

Recebemos tais questionamentos como legítimos e oportunos, uma vez que pesquisas recentes realizadas e divulgadas peloMIT (Massachusetts Instituteof Technology), do Kings College em Londres, e da Brown University em Rhode Island comprovam que aprender o Inglês na mais tenra idade é a melhor forma de garantir uma fala mais natural, sem sotaques ou vícios, além da capacidade de fazer uso da língua mãe e do segundo idioma com destreza e rapidez, resultando em um nível de proficiência muito maior em menor tempo.

De acordo com David Nunan (2010), aclamado lingüista australiano, que se concentrou no ensino de inglês e autor da série de livros didáticos do ELT “Go For It”, o momento ideal para que a criança tome contato com a segunda língua é logo na mesma época em que se inicia a aprendizagem da língua materna, pois nesta fase, cada neurônio infantil é capaz de fazer 15 mil sinapses, o que cai para 7,5 mil sinapses na vida adulta. Ou seja, o cérebro da criança bilíngue é diferenciado e apresenta mais neurônios ativos e maior capacidade cognitiva, o que a beneficia também em outras disciplinas e esferas de sua vida. Então, quanto mais cedo melhor!

Agora que você já obteve maior esclarecimento sobre o assunto, só resta a certeza de que este é um dos maiores legados de amor que você pode dar ao seu filho! E nós do Colégio Ser queremos fazer parte disso. Agende hoje mesmo sua visita pelo (11) 4788-8777.

Monique Vasconcelos
Professora de Inglês