A importância da psicomotricidade no desenvolvimento motor da criança

Vamos, primeiramente, entender o significado de psicomotricidade.

Psicomotricidade é a interação das funções motoras e psíquicas em consequência da maturidade do sistema nervoso.
Ela considera o movimento como algo significativo e intencional, uma manifestação humana de expressão própria. Neste sentido, a psicomotricidade infantil pode ser entendida como um suporte para a criança tomar consciência de si própria, de seu corpo e do espaço que ocupa no mundo.

A psicomotricidade tem como objetivo fornecer o desenvolvimento cognitivo, afetivo, social e psicomotor, sempre envolvendo jogos e atividades lúdicas, proporcionando um processo de aprendizagem significativo. Brincar é o melhor método, pois de descoberta em descoberta, a criança cria respostas para soluções e aprende com cada vivência e experiência com os outros.

O desenvolvimento infantil vem através do mover, da sua criatividade, do ver as coisas como uma forma de aprender, ou seja, por meio de estratégias que proporcionam e contribuem para seu melhor desempenho.

A educação psicomotora deve ser considerada como uma educação de base na escola infantil, pois ela condiciona todos os aprendizados pré-escolares, levando a criança a tomar consciência de seu corpo, da lateralidade, a dominar seu tempo, a adquirir a coordenação de seus gestos e movimentos.

Sala de psicomotricidade. *Imagem tirada antes da pandemia.

É na prática que ela conseguirá trabalhar, por exemplo, o equilíbrio em sua escrita no caderno, respeitando o espaçamento das linhas, ou seja, o entendimento e a compreensão sobre lado direito e esquerdo, neste caso, que permitirá o trabalho da lateralidade.

É importante que, desde a infância, se trabalhe a psicomotricidade de forma integrada com os demais conteúdos. Mas, isso não significa que ela não possa ser desenvolvida no decorrer da vida.

A psicomotricidade é tão importante, que pode ajudar a criança a superar limites, medos e frustrações por meio das relações, tornando-a mais segura em seu processo de alfabetização e levando-a a lidar bem com suas relações interpessoais.

Hoje em dia, vemos as crianças cada vez mais reféns dos recursos tecnológicos, para conseguirem se divertir. Diferentemente do que vivenciamos em nossa infância, há alguns anos atrás, quando o acesso a esses recursos não era para muitos.

A psicomotricidade estimula o movimento do corpo, e pensando nisso aqui vão algumas dicas de atividades que podem ser feitas em casa com a família para estimulá-la: engatinhar, rolar, dar cambalhotas, balançar, se equilibrar em um só pé, andar para os lados, equilibrar-se ao caminhar sobre uma linha no chão e passeios ao ar livre.

Leda Souza Lopes
Professora de Educação Infantil

Veja mais fotos:

A importância da psicomotricidade no desenvolvimento motor da criança

Vamos, primeiramente, entender o significado de psicomotricidade.

Sala de psicomotricidade. *Imagem tirada antes da pandemia.

Leda Souza Lopes
Professora de Educação Infantil