Ser Indica #133: Terceiro Mundo – A Dimensão Descoberta

A galeria do Pina Contemporânea está passando por uma transformação incrível com a exposição “Terceiro Mundo – a dimensão descoberta”. Essa mostra combina esculturas, desníveis e texturas que transportam os visitantes para dentro de um universo visualmente rico e interativo. Desenvolvida em colaboração com a Serpentine Galleries, a exposição se fundamenta em uma perspectiva decolonial, incorporando teorias queer e abordagens descentralizadas em tecnologia. Massan utiliza o formato de um jogo de videogame para construir um mundo fantástico que desafia as noções tradicionais de “exploração” colonial e convida o público a repensar suas ações e impactos no mundo.

Os visitantes têm a oportunidade de escolher entre quatro estações de jogos para iniciar sua jornada no universo de “Terceiro Mundo”. Para aqueles que preferem observar, o espaço conta com cinco telas que transmitem a experiência dos jogadores em tempo real, criando uma atmosfera dinâmica semelhante aos canais de streaming de jogos. O jogo é dividido em níveis intrigantes, começando com Igba Tingbo, que significa “longo prazo” em iorubá. Esta fase, influenciada pelo trabalho da artista e psicóloga clínica Castiel Vitorino Brasileiro, explora como os jogadores interagem com a “alteridade”. O segundo nível, Sòfo, que se traduz como “Vazio” em iorubá, envia os participantes como Agentes do QG, desafiando suas percepções e decisões.

Cada nível foi criado em colaboração com diversos artistas e pensadores, que contribuíram com diálogos, textos e narrativas, além de emprestarem suas vozes aos personagens, que também participarão da programação cultural do museu no segundo semestre de 2024. O mundo do jogo é especialmente inspirado pelas experiências de Novíssimo Edgar, que traz para a obra sua vivência em São Paulo, sua cidade natal.

“Terceiro Mundo – a dimensão descoberta” é mais do que uma exposição; é uma jornada que desafia conceitos e provoca reflexões. Não perca a chance de explorar esse universo envolvente e multifacetado!

Data: Até 02 de fevereiro de 2025

Local: Pina Contemporânea – Galeria da Praça

Não perca essa chance de se envolver e se inspirar!

Fique sempre por dentro das novidades do Colégio Ser, acompanhando o nosso blog!

Até a próxima semana! 💚

Ser Indica #133: Terceiro Mundo – A Dimensão Descoberta

Data: Até 02 de fevereiro de 2025

Local: Pina Contemporânea – Galeria da Praça

Não perca essa chance de se envolver e se inspirar!

Até a próxima semana! 💚