3 papéis fundamentais para a Alfabetização

O processo de alfabetização se inicia com as crianças ainda muito pequenas, a partir do momento em que cantamos e contamos histórias para elas. Com ferramentas como essas, conseguimos promover o desenvolvimento das habilidades fundamentais para a aprendizagem da leitura e escrita.

Acreditamos que a criança tem um papel ativo em seu aprendizado, por meio do qual ela constrói o conhecimento, a partir de vivências significativas.

Nesse processo, o professor é o mediador e precisa trazer boas práticas pedagógicas, fazendo com que a criança desenvolva o gosto por aprender.

A sala de aula é considerada um ambiente alfabetizador, portanto, o professor deve organizá-la, incluir diferentes textos e permitir a total interação das crianças. Esse ambiente valoriza a aprendizagem e permite que se perceba a necessidade de cada um para preparar atividades variadas.

A criança não aprende a ler e a escrever apenas porque vê os outros fazendo. Elas adquirem o interesse a partir do momento que são estimuladas.

Cada aluno aprende a seu tempo. Respeitar esse limite e pensar estratégias que contemplem a todos é essencial. Se compreendermos que é preciso considerar que o desenvolvimento de cada indivíduo é fruto de suas vivências, conseguiremos significar cada passo no processo de aprendizagem.

Paula Rebouças
Coordenadora pedagógica